terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dicas de como cuidar bem dos pneus do seu carro

Todos os itens de um carro são importantes, porém o pneu é uma das peças fundamentais. Ele é o ponto de contato de toda a potência do carro e as pistas. Por ser motivo é necessário muito cuidado e atenção na hora da troca dos pneus, além de realizar a manutenção correta.

É verdade que no mercado há uma gama de modelos e fica até difícil escolher o pneu mais adequado, mas a primeira dica é verificar no manual do seu carro o modelo que a fabricante indica. O pneu certo e a manutenção em dia podem evitar o desgaste prematuro e até acidentes. 

Bridgestone, fabricante japonesa de pneus, lançou o aplicativo para celular "SOS Bridgestone" para auxilia seu consumidor a escolher o modelo adequado ao seu carro. O mesmo serviço também é oferecido no site www.bridgestone.com.br.

A Lei também determina o cuidado com os pneus. De acordo com o parágrafo 3º do artigo 4º da Resolução 558/80, o condutor que não cumprir as especificações de conservação de pneus estará sujeito às penalidades do Grupo 3 (consideradas graves, com aplicação de multa e 5 pontos na carteira) e apreensão do veículo.

Veja 10 dicas do site www.webpneu.com.br para o bom uso do seus pneus:

1 - Calibrar o pneu semanalmente.  Indicação do manual do fabricante do veículo.
2 - Rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados, utilize o estepe no rodízio.
3 - Evitar a sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.
4 - Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
5 - Utilizar as medidas de pneus exatas pelo fabricante do veículo.  O uso de pneus e rodas diferentes modifica a performance do carro.
6 - Alinhamento e balanceamento. Sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada 10.000 km como indica o manual do usuário.
7 - Usar o pneu indicado para a superfície. O uso inapropriado  provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade do veículo. 
8 - Monitorar o indicador de desgaste de rodagem (TWI). Indicador existente no pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca.
9 - Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esse contato pode danificar seriamente os materiais do pneu.
10 - Evitar direção agressiva. Freadas fortes, mudanças bruscas na direção e cantar pneu, passar rápido em lombadas, buracos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário